terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Real Fábrica de Vidro da Marinha Grande

A Fábrica Escola Irmãos Stephens faliu em 1992. Era a sucessora da Real Fábrica de Vidro da Marinha Grande (1769), e esta da fábrica de John Beare (1748). É a esta fábrica que a Marinha Grande deve ter-se destacado na indústria de moldes nacionais, à qual eu quero fugir como o diabo da cruz (apagar se isto dos submarinos não for avante).
A zona nobre da fábrica encontra-se requalificada, albergando a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (1991), o Museu do Vidro (1998), a biblioteca municipal (2001) e um teatro (2014), todos em antigas instalações da fábrica.


O material que tenho para fazer este post consiste em fotografias das ruínas das primitivas instalações fabris (assinaladas na foto) e da Lídia chateada por eu a levar a passear para ali. Prometo o passeio na praia ao entardecer para breve.


Há várias secções da antiga fábrica - esta fica nas traseiras da atual biblioteca municipal:






Esta outra ainda conserva (não nas melhores condições) a cobertura:







1 comentário:

  1. E razão tem a Lídia... Com tanto sítio bonito para ver e tu só a levas para ruínas... Para isso chega quando me visita... Vou dar-te um link de 10 sítios considerados muito bonitos para visitar no nosso país:http://www.lugaraosol.pt/blog/tags/locais-mais-bonitos-de-portugal
    Beijinhos, mãe

    ResponderEliminar