quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Forte da Consolação, concelho de Peniche

Ando muito caseiro. Desta vez fui ao Forte da Consolação com o meu tio e a minha prima.


O Forte da Praia da Consolação, situado na Atouguia da Baleia, foi mandado edificar em 1641 por D. Jerónimo de Ataíde, Conde de Atouguia e senhor de Peniche. 


A edificação desta fortificação tinha como objectivo reforçar a defesa da enseada de Peniche, cruzando fogo com a fortaleza da vila. Na realidade, a sua construção inseria-se numa estratégia desenvolvida em toda a linha costeira do Reino, que visava a substituição da "(...) barragem de fogo das fortalezas por uma sucessão de pequenos pontos fortificados, segundo um princípio de mobilidade táctica (...)"



As obras de construção da fortaleza foram terminadas em 1645, mas poucos anos depois, em 1665, a estrutura da plataforma terá sido ampliada.. Cerca de cem anos depois, em 1755, o grande terramoto que assolou o país destruiu parte da bateria que estava voltada ao mar. 



Em 1947, já desactivado das suas funções militares, o Forte da Praia da Consolação foi ocupado por uma colónia de férias, e em 1974 foi instalada no local a sede da Associação Recreativa Forte Clube da Consolação.



Em 2003 a arriba onde assenta a fortificação estava assim:




Em 2012, já sem a muralha à vista:


Felizmente em 2014 houve uma grande intervenção na arriba, sendo colocadas estacas metálicas:


Que depois foram cobertas com cimento:


No meio disto o forte foi transformado num estaleiro. Houve duas sequelas - a fundação da grua obrigou a escavar um buraco no meio da antiga praça do forte:


E o acesso à arriba fez-se pelo antigo fosso militar:


Isto foi feito sem acompanhamento arqueológico, o que é uma pena. De qualquer forma, sem esta obra o forte não ia durar muito mais tempo, por isso o balanço é positivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário