Outra ruína, sobranceira à povoação, é a Quinta da Melhor Vista, possivelmente do século XVI, que é habitada por cegonhas, habituais na região.
Devido ao seu interior estar repleto de vegetação, o máximo onde consegui chegar foi o acesso para o primeiro andar.
E deu para tirar esta foto, que fica para mais tarde eu a editar e meter no Olhares.
O aspeto do edifício é ainda hoje bastante imponente, apesar de há pouco tempo o primeiro andar da fachada ter sido demolido (provavelmente por haver perigo de derrocada).
A sua fachada era assim [fonte]:
E hoje [fonte]:
Estranho não referirem que o palácio era residecoa dos barões e viscondes de Ponte Da Barca...parece que a rainha pernoitou no nada...reportagem estranha, afinal a ruína que aparece é de um grande palácio, que nem o poder autárquico preservou para serviços diversos ou culturais!
ResponderEliminarEra o palácio dos viscondes de Ponte da Barca, como tudo o que tem importância, nesta santa terrinha morre de morte lenta. O passado é para apagar, não se percebendo o futuro.
ResponderEliminarHaveria ainda outro palacete ao lado deste, que foi residência da filha do 1.º Visconde... essa desapareceu por completo!....
Os reis de Portugal, a Rainha pernoitou nesse palácio com a intenção de fazer Conde o Visconde, que pediu o titulo por 3 gerações, não aceitando o titulo de Conde.
Muito haveria por dizer, mas o lixo em Portugal é melhor que o luxo.