sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Capela de São Sebastião, Ourém

A Capela de São Sebastião é um dos mais espetaculares edíficios em ruínas que já visitei, e ao qual as fotos que tirei não fazem justiça. Só não proponho aos leitores que o visitem por si próprios porque a Lídia já lá foi (depois de quinze minutos a convencê-la a passar pela fossa debaixo da rede) e a minha mãe e a minha madrinha provavelmente não iam apreciar o contacto físico da rede metálica a raspar na roupa.


Esta capela está abandonada desde que os franceses a incendiaram, há mais de 200 anos. É extraordinário que ainda esteja em pé passado tanto tempo, e não tenha sido demolida para aproveitamento da pedra como acontece com a generalidade das ruínas. Deve-se ao simbolismo que apesar de tudo este outrora local sagrado conservou nas comunidades mais próximas.




A igreja começou recentemente a ser recuperada pela autarquia, sendo até agora efetuadas importantes obras estruturais, como a remoção de vegetação, preenchimento de buracos nas paredes e reparação das abóbodas. Mesmo que nos próximos anos não haja financiamento para a adaptação do edifício para outros fins, a estrutura está consolidada.


Infelizmente, como a população não tem a perceção da importância destas obras, muitas vezes elas não são realizadas até ocorrer derrocada parcial do monumento, sendo nessa altura o custo muito mais elevado.

3 comentários: